terça-feira, 17 de maio de 2011

O que acontece quando uma pessoa não perdoa?

O que acontece quando uma pessoa não perdoa?

Textos : Mt 18:21-22,Ef 4:32,Cl 3 :13
 
INTRODUÇÃO :
Nós temos que crescer nesta área de perdão,isso é o maior segredo de uma vida vitoriosa,pois sem perdão não existe relacionamentos.
Pedro pergunta a Jesus quantas vezes deve perdoar ? Ate 7,Jesus responde ate 70x7=490
vezes por dia ,ou seja  de 3 em 3 minutos temos alguém  para perdoar

I.O QUE É PERDÃO ?

Há várias palavras gregas empregadas no Novo Testamento, que destacam os diversos aspectos do seu significado. Vejamos algumas:

1
. Aphiemi –(Afiemi) Significa deixar ir; perdoar é usado
145 vezes no Novo Testamento. Desde Mt 3:15 até Ap. 11:9. Esta palavra denota o perdão de dívidas (Mt 6:12),quando você não perdoa,esta permitindo sentimento de amargura ,que causara doenças .” Sl 130:04 Mas contigo está o perdão,para que sejas temido.”

 2. Áphesis,(Afêsis)) substantivo grego usado por 17 vezes. Significa despedida.
È se despedir desse sentimento de amargura.

3. Charizonai, ser gracioso com, uma palavra grega utilizada por 22 vezes. Ef 2:32 Lc 7:42,43. É usado para o ato do perdão, tanto divino, quanto humano .

4. Apolúo, soltar, verbo grego que significa deixar ir, não prender  (Lc. 13:12; Mt 18:27).

Perdoar
: significa, deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, atribuir um favor incondicionalmente àqueles que nos feriram. É não levar em conta o mal causado; é não reter a mágoa ou ferida; é agir como se o incidente nunca houvesse acontecido.

O perdão dos pecados é uma prerrogativa divina . Jesus recebeu o poder de perdoar da parte do pai (Mt 2:5). Um perdão pleno, gratuito e eterno é oferecido a todos quantos se arrependerem e crerem no evangelho. De modo que os crentes devem perdoar aqueles que os ofendem, de modo imediato, abundante, definitivo, porque esse perdão deve imitar o ato divino.

II. O PERDÃO É O CAMINHO PARA A LIBERTAÇÃO DA AMARGURA, DA MÁGOA E DA FERIDA.


Pelo perdão, abrimos o caminho para Deus trazer à nossa alma, a cura e a restauração.
Andar em perdão, é andar em vitória .
Andando em perdão, não há como o inimigo conseguir penetrar em nossa alma, através das suas feridas, acusações e calúnias. (Ef. 4:32; Col. 3:13).

Percebemos que o perdão é o caminho, é a chave para a libertação da amargura.
Jesus falou muito de perdão.
Quando guardamos magoas não vivemos o dia dia bem.Pois quem não perdoa é escravo do passado e da pessoa do passado,perde a oportunidade de viver o presente.esta vivendo o presente com os olhos do passado.

“Eu não sou museu ,pra viver remoendo o passado.”

Quem não perdoa é escravo do passado das pessoas do passado,a mente esta cheia de lembranças da pessoa que a magoou.
Quando alguém fala da pessoa ela passa mal e se ver a pessoa pior ainda. O perdão que recebemos de Deus é proporcional ao perdão que liberamos sobre os nossos ofensores (Mt6:12). Não se trata de uma questão de salvação, mas, sim, de bem-estar consigo mesmo e com Deus (Lc 6:37-38).
 
O perdão é um ato da minha vontade . O perdão não depende das emoções. As emoções não são inclinadas a perdoar. Muito pelo contrário, as emoções nos mandam revidar, dar o troco às ofensas, mas cabe a nós pormos nossa carne sujeita à servidão e devemos decidir trilhar na vereda do perdão.
 É uma questão de obediência (Devo amar, devo perdoar). Devo cumprir cabalmente o mandamento de Jesus descrito no sermão da montanha: se teu inimigo tiver fome, dai-lhe de comer, se tiver sede, dai-lhe de beber, se quiser andar contigo uma milha, anda com ele duas, não te deixes vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem. O servo não questiona, ele simplesmente obedece.

Em nossa língua o abecedário começa com A,B,C,D, no reino de Deus, ele começa com O,B,D,C. (OBEDECER).


III. O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA NÃO PERDOA.

a. Quem não perdoa é prisioneira do seu passado.
Perdem a capacidade de viver do presente. Daí porque se fere tanto, pois diante de cada atitude ele revela dificuldade em analisar a situação como de fato ela é no momento. Ele encara o presente com os olhos do passado.

b. Quem não perdoa é prisioneiro das pessoas do passado.
Estar com sua mente constantemente cheia das lembranças daqueles que foram instrumentos de mágoas. (dorme, acorda, tomar café com a pessoa na mente).

c. Quem não perdoa é prisioneiro da mágoa.
É comprovado cientificamente que uma grande parte (80%) das enfermidades físicas é de origem psicossomática.
Segundo a psicóloga Americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo.  Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão, diz a psicóloga Americana Louise L. Hay. Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas  prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louis

Li sobre uma mulher que vivia prisioneira em uma cadeira de rodas sofrendo de artrose pelo fato de não conseguir perdoar alguém que a magoara muito. Após ser ministrada sobre a importância do perdão, no ato da vontade ela decidiu perdoar o seu ofensor, então algo extraordinário aconteceu, ela  foi curada instantaneamente levantando-se da cadeira de rodas, passou a glorificar a Deus.

d. Quem não perdoa é atormentado por demônios (Mt 18:4)
Este texto mostra que o mau servo foi lançado na prisão e foi atormentado por verdugos físicos,emocionais ,espirituais ou seja, por demônios pelo fato de não perdoar.

QUEM NÃO PERDOA E ESCRAVO DA DOR E DAS ENFERMINDADES.

   
CONCLUSÃO :

 O  PERDÃO É COMPOSTO DE DOIS ELEMENTOS:

a. Natural – Origina-se no próprio homem
b. Sobrenatural – E de competência divina.
A parte que cabe a Deus é o milagre. Deus opera o milagre no assunto do perdão, restaurando a alma, as emoções, o amor próprio, modificando o senso pessoal de justiça, libertando da amargura, curando o inconsciente. Lembre-se, o perdão, é uma escolha, é um ato de obediência à ordenança de Deus, o qual só fará o milagre quando o homem cumprir o que lhe cabe no processo de perdão.

Há um poder extraordinário no perdão, que nos torna livres em Deus. Livres do passado, livres dos instrumentos de feridas, livres das mágoas e libertadores
.

Libere o perdão!!!   ( George Bernard Shaw)

IEQ COQUEIROS I

 Pastora Presidente:   PASTORA CIDA MOTA
 Belo Horizonte 08 de maio de 2011.

6 comentários:

  1. o capitulo mt 18:4 nao e esse que estar ai

    ResponderExcluir
  2. o capitulo mt 18:4 nao e esse que estar ai

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo estudos me ajudou bastante o melhor significa de Perdão bíblico que eu já vi!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo estudos me ajudou bastante o melhor significa de Perdão bíblico que eu já vi!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber tudo isso,não é legal ficar o resto da vida com ódio no coração .

    ResponderExcluir
  6. Amei esse estudo, devemos perdoar e tbm perdi perdão.Deus abençoe

    ResponderExcluir